REFLEXÃO SOBRE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PROPOSTA PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO FUNCIONAL DOS ALUNOS
Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre atividades que compõem um Produto Educacional, que utiliza simuladores como recurso para auxiliar o desenvolvimento do pensamento funcional dos alunos direcionado para o estudo de funções. O problema de pesquisa é: Como podemos desenvolver uma sequência de atividades que estimule o desenvolvimento do pensamento funcional, favorecendo o aprendizado de funções dos alunos? O objetivo deste artigo é refletir sobre três atividades, a partir de relações com trabalhos disponíveis em repositórios educacionais. A abordagem metodológica foi qualitativa, com coleta de dados bibliográfica, buscando os referenciais teóricos e trabalhos que apresentam estratégias similares às das atividades propostas, permitindo uma relação entre elas. Os resultados indicam que as três atividades propostas podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento funcional dos alunos, proporcionando uma abordagem de ensino de funções mais interativa. As conclusões apontam para a relevância dos simuladores como ferramentas pedagógicas para ensinar funções.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação Matemática em Revista - RS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.