REFLEXÃO SOBRE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PROPOSTA PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO FUNCIONAL DOS ALUNOS
Abstract
Este artigo apresenta reflexões sobre atividades que compõem um Produto Educacional, que utiliza simuladores como recurso para auxiliar o desenvolvimento do pensamento funcional dos alunos direcionado para o estudo de funções. O problema de pesquisa é: Como podemos desenvolver uma sequência de atividades que estimule o desenvolvimento do pensamento funcional, favorecendo o aprendizado de funções dos alunos? O objetivo deste artigo é refletir sobre três atividades, a partir de relações com trabalhos disponíveis em repositórios educacionais. A abordagem metodológica foi qualitativa, com coleta de dados bibliográfica, buscando os referenciais teóricos e trabalhos que apresentam estratégias similares às das atividades propostas, permitindo uma relação entre elas. Os resultados indicam que as três atividades propostas podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento funcional dos alunos, proporcionando uma abordagem de ensino de funções mais interativa. As conclusões apontam para a relevância dos simuladores como ferramentas pedagógicas para ensinar funções.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.