REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL

Autores

10.37001/EMR-RS.v.2.n.24.2023.p.55-64

Resumo

A Análise do Comportamento tem como uma das suas áreas de interesse a educação, sendo a matemática um dos temas estudados por meio da equivalência de estímulos. O objetivo desta revisão foi analisar a formação de relações emergentes em procedimentos que utilizaram a Equivalência de Estímulos no ensino de matemática em pesquisas brasileiras (teses e dissertações) de 1993 a 2020. As bases de dados escolhidas foram a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Após fase de seleção das pesquisas, 11 estudos foram selecionados. A partir da análise dos estudos foi observado que a formação de relações emergentes ocorreu em todos os estudos analisados para indivíduos cm desenvolvimento neurológico típico e atípico. Conclui-se que futuras pesquisas podem ampliar a análise para artigos científicos para auxiliar na tomada de decisão de outros profissionais.

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Biografia do Autor

  • André Saconatto, Centro Universitário São Camilo

    Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Filadélfia (2009), mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP, doutor em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento com período sanduíche na University of California Davis, fomentado pela CAPES. É membro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental. Áreas de interesse; behaviorismo radical, operações motivadoras, controle aversivo e variação da cultura e práticas culturais segundo perspectiva da análise do comportamento e interfaces da análise do comportamento com a economia experimental e a biologia na perspectiva evolutiva. Professor de Análise do Comportamento do curso de graduação em psicologia do Centro Universitário São Camilo e professor no programa de pós-graduação Lato Sensu em Análise Aplicada do Comportamento da Faculdade Inspirar.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL. (2023). Educação Matemática Em Revista - RS, 2(24). https://doi.org/10.37001/EMR-RS.v.2.n.24.2023.p.55-64