REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL
Abstract
A Análise do Comportamento tem como uma das suas áreas de interesse a educação, sendo a matemática um dos temas estudados por meio da equivalência de estímulos. O objetivo desta revisão foi analisar a formação de relações emergentes em procedimentos que utilizaram a Equivalência de Estímulos no ensino de matemática em pesquisas brasileiras (teses e dissertações) de 1993 a 2020. As bases de dados escolhidas foram a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Após fase de seleção das pesquisas, 11 estudos foram selecionados. A partir da análise dos estudos foi observado que a formação de relações emergentes ocorreu em todos os estudos analisados para indivíduos cm desenvolvimento neurológico típico e atípico. Conclui-se que futuras pesquisas podem ampliar a análise para artigos científicos para auxiliar na tomada de decisão de outros profissionais.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.