AVALIAÇÃO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PELO ENADE NUM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO RIO GRANDE DO SUL
Abstract
Neste artigo analisa-se o desempenho dos alunos de licenciatura em Matemática de uma Universidade do Rio Grande do Sul no Enade dos anos de 2014, 2017 e 2021. O objetivo é identificar o que esses resultados indicam sobre o conhecimento conceitual de limite e integral adquiridos pelos alunos de final de curso. Usamos como referência as obras de Tall e Vinner (1981) e Domingos (2003), que abordam o pensamento da matemática avançada, para identificar a relação entre conceito imagem e o conceito definição. Como metodologia, utilizamos a análise documental, e os dados coletados foram os relatórios das avaliações de larga escala, nos quais identificamos as questões de cálculo diferencial e integral. Estes revelam o conhecimento requerido sobre conceitos específicos de limite e integral. O desempenho dos alunos nas questões analisadas demonstra que os conceitos de integral definida e limite ainda não foram apropriadamente assimilados.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









