AVALIAÇÃO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PELO ENADE NUM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO RIO GRANDE DO SUL
Resumen
Neste artigo analisa-se o desempenho dos alunos de licenciatura em Matemática de uma Universidade do Rio Grande do Sul no Enade dos anos de 2014, 2017 e 2021. O objetivo é identificar o que esses resultados indicam sobre o conhecimento conceitual de limite e integral adquiridos pelos alunos de final de curso. Usamos como referência as obras de Tall e Vinner (1981) e Domingos (2003), que abordam o pensamento da matemática avançada, para identificar a relação entre conceito imagem e o conceito definição. Como metodologia, utilizamos a análise documental, e os dados coletados foram os relatórios das avaliações de larga escala, nos quais identificamos as questões de cálculo diferencial e integral. Estes revelam o conhecimento requerido sobre conceitos específicos de limite e integral. O desempenho dos alunos nas questões analisadas demonstra que os conceitos de integral definida e limite ainda não foram apropriadamente assimilados.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação Matemática em Revista - RS

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.









