SOBRE A APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DIAGNÓSTICO
Resumo
Apresentamos resultados de um estudo diagnóstico que buscou responder à questão de pesquisa: “Que dificuldades os estudantes do ensino médio apresentam ao estudar análise combinatória?” As informações foram coletadas em junho de 2023, por meio da consulta a 67 estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede estadual de ensino de Belém-PA, mediante a aplicação de um teste de verificação de aprendizagem. As informações foram sistematizadas e apresentadas por meio de gráficos e tabelas. Tais resultados indicaram que, segundo a nossa amostra, a escolaridade dos pais é fator importante na formação dos filhos, os alunos apresentam hábitos de estudos incondizentes com às exigências da disciplina matemática, que a metodologia adotada pelo professor influencia grandemente na aprendizagem e que os alunos continuam apresentando baixo rendimento neste conteúdo. Ao final concluímos que ainda temos muito a evoluir nos processos de ensino e de aprendizagem de análise combinatória, no ensino médio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação Matemática em Revista - RS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.