SOBRE A APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DIAGNÓSTICO
Resumen
Apresentamos resultados de um estudo diagnóstico que buscou responder à questão de pesquisa: “Que dificuldades os estudantes do ensino médio apresentam ao estudar análise combinatória?” As informações foram coletadas em junho de 2023, por meio da consulta a 67 estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede estadual de ensino de Belém-PA, mediante a aplicação de um teste de verificação de aprendizagem. As informações foram sistematizadas e apresentadas por meio de gráficos e tabelas. Tais resultados indicaram que, segundo a nossa amostra, a escolaridade dos pais é fator importante na formação dos filhos, os alunos apresentam hábitos de estudos incondizentes com às exigências da disciplina matemática, que a metodologia adotada pelo professor influencia grandemente na aprendizagem e que os alunos continuam apresentando baixo rendimento neste conteúdo. Ao final concluímos que ainda temos muito a evoluir nos processos de ensino e de aprendizagem de análise combinatória, no ensino médio.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Educação Matemática em Revista - RS

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.