APREENSÕES FIGURAIS MOBILIZADAS POR ALUNOS DO 8º ANO AO ESTUDAR ÁREA COM MATERIAIS MANIPULATIVOS
Abstract
Este estudo tem como objetivo analisar as diferentes abordagens de 23 alunos do 8º ano ao resolverem um problema geométrico, considerando o papel das apreensões figurais propostas por Duval mobilizadas no processo de resolução. Para tal, durante três sessões de estudo, foram observadas as estratégias e comentários dos participantes. O estudo fundamenta-se nas teorias de Duval e em pesquisas sobre apreensões figurais potencializadas pelo uso de materiais manipulativos na resolução de problemas de geometria. Os resultados destacam o desenvolvimento do potencial heurístico na exploração das figuras, evidenciando uma variedade de abordagens dos estudantes. Emergem como elementos essenciais as apreensões perceptivas, discursivas, sequenciais e operatórias propostas por Duval. A integração de materiais manipulativos facilitou a compreensão e o desenvolvimento das apreensões, promovendo o engajamento e a criatividade dos participantes. No entanto, foram identificados desafios, como a dificuldade de alguns alunos em compreender o enunciado do problema e em aplicar corretamente os conceitos matemáticos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.