APREENSÕES FIGURAIS MOBILIZADAS POR ALUNOS DO 8º ANO AO ESTUDAR ÁREA COM MATERIAIS MANIPULATIVOS
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar as diferentes abordagens de 23 alunos do 8º ano ao resolverem um problema geométrico, considerando o papel das apreensões figurais propostas por Duval mobilizadas no processo de resolução. Para tal, durante três sessões de estudo, foram observadas as estratégias e comentários dos participantes. O estudo fundamenta-se nas teorias de Duval e em pesquisas sobre apreensões figurais potencializadas pelo uso de materiais manipulativos na resolução de problemas de geometria. Os resultados destacam o desenvolvimento do potencial heurístico na exploração das figuras, evidenciando uma variedade de abordagens dos estudantes. Emergem como elementos essenciais as apreensões perceptivas, discursivas, sequenciais e operatórias propostas por Duval. A integração de materiais manipulativos facilitou a compreensão e o desenvolvimento das apreensões, promovendo o engajamento e a criatividade dos participantes. No entanto, foram identificados desafios, como a dificuldade de alguns alunos em compreender o enunciado do problema e em aplicar corretamente os conceitos matemáticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação Matemática em Revista - RS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.