FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM BOA VISTA/RR: AMBIENTE, INTERDISCIPLINARIDADE E SITUAÇÕES-PROBLEMA
Abstract
Diante do caráter interdisciplinar e transversal da questão ambiental, o presente estudo tem por objetivo verificar como os ingressantes de Licenciatura em Matemática de instituições públicas da cidade de Boa Vista-RR consideram os saberes necessários à realização de práticas educativas que tratem das inter-relações entre a Educação Matemática e a Educação Ambiental. Considerando os índices inferiores dos estudantes do município em testes padronizados em relação à média nacional, verifica-se que há a necessidade de realizar pesquisas que possam contribuir para a formação de professores. Dados de questionários aplicados a 30 acadêmicos foram analisados a partir dos métodos mistos, integrando coleta e análise de dados quantitativos por meio da Estatística Descritiva e Inferencial. Os primeiros resultados direcionam para possibilidades de efetivas ações pedagógicas pertinentes à interação da Matemática com a Ciência Ambiental como estratégia de ensino e aprendizagem na formação e no exercício profissional dos professores, visto que, a maioria dos acadêmicos definiu a interdisciplinaridade como estratégia pedagógica de suma importância nesse processo, como também, a efetiva interação com as questões ambientais, mesmo que estas ações não tenham sido de fato contempladas durante a formação básica dos acadêmicos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.