FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM BOA VISTA/RR: AMBIENTE, INTERDISCIPLINARIDADE E SITUAÇÕES-PROBLEMA
Resumen
Diante do caráter interdisciplinar e transversal da questão ambiental, o presente estudo tem por objetivo verificar como os ingressantes de Licenciatura em Matemática de instituições públicas da cidade de Boa Vista-RR consideram os saberes necessários à realização de práticas educativas que tratem das inter-relações entre a Educação Matemática e a Educação Ambiental. Considerando os índices inferiores dos estudantes do município em testes padronizados em relação à média nacional, verifica-se que há a necessidade de realizar pesquisas que possam contribuir para a formação de professores. Dados de questionários aplicados a 30 acadêmicos foram analisados a partir dos métodos mistos, integrando coleta e análise de dados quantitativos por meio da Estatística Descritiva e Inferencial. Os primeiros resultados direcionam para possibilidades de efetivas ações pedagógicas pertinentes à interação da Matemática com a Ciência Ambiental como estratégia de ensino e aprendizagem na formação e no exercício profissional dos professores, visto que, a maioria dos acadêmicos definiu a interdisciplinaridade como estratégia pedagógica de suma importância nesse processo, como também, a efetiva interação com as questões ambientais, mesmo que estas ações não tenham sido de fato contempladas durante a formação básica dos acadêmicos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.