PRIMEIRAS NOÇÕES NUMÉRICAS DE UMA ADOLESCENTE COM SÍNDROME DE DOWN ATRAVÉS DE MATERIAIS MULTISSENSORIAIS
Abstract
Este estudo considera a evolução do conceito de número, com relação à quantificação de conjuntos até 10 elementos, por uma adolescente com síndrome de Down de 19 anos. Ela fez parte de uma pesquisa envolvendo oito crianças e adolescentes de 5 a 19 anos, que empregou a metodologia Design Experiments. Serão apresentadas duas atividades que serviram como base para a construção de um entendimento mais profundo de números naturais. O suporte teórico fora elaborado a partir dos trabalhos de David Tall sobre imagem conceitual e organizadores genéricos. A análise indicou que a adolescente fez modificações significativas em sua imagem conceitual de quantificação, e melhorou sua capacidade de quantificar. Um aspecto das atividades que pareceu importante, para que a participante fosse além do procedimento de contagem mecanizada, foi a utilização de recursos multissensoriais para verificar e corrigir suas próprias estratégias.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.