PRIMEIRAS NOÇÕES NUMÉRICAS DE UMA ADOLESCENTE COM SÍNDROME DE DOWN ATRAVÉS DE MATERIAIS MULTISSENSORIAIS
Resumo
Este estudo considera a evolução do conceito de número, com relação à quantificação de conjuntos até 10 elementos, por uma adolescente com síndrome de Down de 19 anos. Ela fez parte de uma pesquisa envolvendo oito crianças e adolescentes de 5 a 19 anos, que empregou a metodologia Design Experiments. Serão apresentadas duas atividades que serviram como base para a construção de um entendimento mais profundo de números naturais. O suporte teórico fora elaborado a partir dos trabalhos de David Tall sobre imagem conceitual e organizadores genéricos. A análise indicou que a adolescente fez modificações significativas em sua imagem conceitual de quantificação, e melhorou sua capacidade de quantificar. Um aspecto das atividades que pareceu importante, para que a participante fosse além do procedimento de contagem mecanizada, foi a utilização de recursos multissensoriais para verificar e corrigir suas próprias estratégias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.