TRILHOS MATEMÁTICOS COMO POSSIBILIDADE PARA A CRIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS AOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
Abstract
Neste trabalho, relata-se parte de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo é investigar se a proposição e resolução de problemas criados a partir das observações coletadas por meio da realização de um Trilho Matemático, no ambiente em que os estudantes vivem, contribui para o ensino e aprendizagem dos sólidos geométricos com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. Os sujeitos participantes da pesquisa são estudantes do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública, do município de Paraíso do Sul/RS. A pesquisa foi de cunho qualitativo com base na Resolução de Problemas. Os instrumentos utilizados envolveram a realização de um Trilho Matemático, uma sequência didática elaborada pelos estudantes, a partir dos dados coletados no trilho, além do diário de aula no qual foram registrados os acontecimentos ocorridos em sala de aula e os documentos produzidos pelos alunos. Das análises dos dados coletados, constatou-se que os estudantes se sentiram envolvidos com as atividades propostas, especialmente em relação ao Trilho Matemático, a partir do qual puderam observar, criar e resolver problemas. Além disso, pode-se concluir que a metodologia de Resolução de Problemas possibilitou aos estudantes a realização de um trabalho coletivo e colaborativo, além de favorecer a construção do conhecimento de forma participativa.
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