TRILHOS MATEMÁTICOS COMO POSSIBILIDADE PARA A CRIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS AOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
Resumen
Neste trabalho, relata-se parte de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo é investigar se a proposição e resolução de problemas criados a partir das observações coletadas por meio da realização de um Trilho Matemático, no ambiente em que os estudantes vivem, contribui para o ensino e aprendizagem dos sólidos geométricos com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. Os sujeitos participantes da pesquisa são estudantes do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública, do município de Paraíso do Sul/RS. A pesquisa foi de cunho qualitativo com base na Resolução de Problemas. Os instrumentos utilizados envolveram a realização de um Trilho Matemático, uma sequência didática elaborada pelos estudantes, a partir dos dados coletados no trilho, além do diário de aula no qual foram registrados os acontecimentos ocorridos em sala de aula e os documentos produzidos pelos alunos. Das análises dos dados coletados, constatou-se que os estudantes se sentiram envolvidos com as atividades propostas, especialmente em relação ao Trilho Matemático, a partir do qual puderam observar, criar e resolver problemas. Além disso, pode-se concluir que a metodologia de Resolução de Problemas possibilitou aos estudantes a realização de um trabalho coletivo e colaborativo, além de favorecer a construção do conhecimento de forma participativa.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.