COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE: UM DIÁLOGO ENTRE SEUS CONSTRUCTOS TEÓRICOS E A COMPETÊNCIA DE OBSERVAR COM SENTIDO
Abstract
O presente artigo tem por objetivo apresentar considerações teóricas sobre o constructo competência na formação do professor de matemática. Para tal, são apresentados os fundamentos e discutidas as temáticas competência profissional docente e a competência de Observar com Sentido. A pesquisa de caráter qualitativo, constitui-se como review teórico no intuito de estabelecer um estado do conhecimento que dialoga especialmente com Rios (1997, 2002), Llinares (2011), Groenwald e Llinares (2019, 2022) e Perrenoud (2000). As análises evidenciaram cinco características similares entre as duas vertentes no contexto da formação, quer inicial quer continuada, do professor de matemática. A discussão teórica acerca do constructo competência possibilitou evidenciar um conjunto de habilidades e especificidades da competência docente, revelando a potencialidade da pesquisa em relação ao assunto no âmbito da trajetória acadêmica e profissional de educadores.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









