COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE: UM DIÁLOGO ENTRE SEUS CONSTRUCTOS TEÓRICOS E A COMPETÊNCIA DE OBSERVAR COM SENTIDO

Autores/as

10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.Art.3

Resumen

O presente artigo tem por objetivo apresentar considerações teóricas sobre o constructo competência na formação do professor de matemática. Para tal, são apresentados os fundamentos e discutidas as temáticas competência profissional docente e a competência de Observar com Sentido. A pesquisa de caráter qualitativo, constitui-se como review teórico no intuito de estabelecer um estado do conhecimento que dialoga especialmente com Rios (1997, 2002), Llinares (2011), Groenwald e Llinares (2019, 2022) e Perrenoud (2000). As análises evidenciaram cinco características similares entre as duas vertentes no contexto da formação, quer inicial quer continuada, do professor de matemática. A discussão teórica acerca do constructo competência possibilitou evidenciar um conjunto de habilidades e especificidades da competência docente, revelando a potencialidade da pesquisa em relação ao assunto no âmbito da trajetória acadêmica e profissional de educadores.

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Publicado

2022-11-10

Cómo citar

MULLER KONFLANZ, Gabriel; FERREIRA, Vera Lúcia Duarte. COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE: UM DIÁLOGO ENTRE SEUS CONSTRUCTOS TEÓRICOS E A COMPETÊNCIA DE OBSERVAR COM SENTIDO. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 2, n. 23, 2022. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.Art.3. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/3194. Acesso em: 27 oct. 2025.