A CONSTRUÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS E A MODELAGEM MATEMÁTICA NA REALIDADE DO MUNDO CIBERNÉTICO

Authors

  • Rodrigo Dalla Vecchia rodrigovecchia@gmail.com
  • Marcus Vinicius Maltempi maltempi@rc.unesp.br
  • Tiago Weingarten tiago_weingarten@hotmail.com

Abstract

Este artigo tem como objetivo salientar as potencialidades do processo de construção de jogos eletrônicos para com os processos de ensino e aprendizagem da matemática e a sua relação com a Modelagem Matemática (MM), concebida por nós como um processo dinâmico e não-linear. O contexto de pesquisa envolveu oito alunos de um curso de Licenciatura de Matemática, de uma universidade do Sul do Brasil, inscritos, de forma espontânea, em um curso sobre a construção de jogos eletrônicos por meio do Scratch. Para a discussão, adotaremos o contexto abrangido pelo mundo cibernético, na busca de um modelo que diferencia daqueles utilizados em uma linguagem matemática formal, amparados pela potência de atualização que este ambiente proporciona.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-02-12

How to Cite

DALLA VECCHIA, Rodrigo; MALTEMPI, Marcus Vinicius; WEINGARTEN, Tiago. A CONSTRUÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS E A MODELAGEM MATEMÁTICA NA REALIDADE DO MUNDO CIBERNÉTICO. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 2, n. 14, 2014. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1504. Acesso em: 12 jul. 2025.