A ARGUMENTAÇÃO NA ABORDAGEM DO PENSAMENTO FUNCIONAL: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES PRESENTES EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumen
Neste artigo objetivou-se, de forma geral, apresentar a análise de um Livro Didático - LD de Matemática do 5° ano do Ensino Fundamental e, de forma específica, apresentar a análise de atividades propostas, a partir dos seguintes objetivos específicos: identificar e analisar as atividades que exigem o pensamento funcional; identificar e analisar nas atividades envolvendo o pensamento funcional quais exigem a argumentação; analisar a argumentação nessas atividades, em termos de prova pragmática e/ou prova intelectual. Para tanto, recorreram-se aos conceitos fundamentais: pensamento funcional e argumentação. O LD foi coletado por meio de entrevistas estruturadas, conforme Lüdke & André (1986). As atividades do livro foram selecionadas e analisadas conforme os movimentos da Análise Textual Discursiva de Moraes & Galiazzi (2011). Como resultados, constatou-se que: apenas 1,8% das atividades analisadas envolvem pensamento funcional; dessas atividades, nenhuma exige a argumentação. Contudo, cabe lembrar que os Guias de LD, trazem o critério de avaliação, a saber: propiciar o desenvolvimento da competência argumentação.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.