Eletiva de Educação Financeira

Uma proposta híbrida para o Ensino Médio

Autores/as

10.37001/EMR-RS-v.1-n.26-2025.4423

Resumen

Este artigo busca desenvolver e discutir uma proposta de ensino de Educação Financeira para o Ensino Médio, adaptada para um formato híbrido. A proposta consiste em uma sequência de aulas, divididas entre encontros presenciais e atividades on-line, focando em temas como orçamento familiar, investimentos, metas financeiras e tipos de renda. Para tanto, constitui-se uma pesquisa qualitativa, realizada com base em análise bibliográfica, examinando produções acadêmicas relevantes sobre Educação Financeira na Educação Básica, incluindo diretrizes curriculares. Os resultados, baseados nos estudos analisados, destacam que essa proposta visa não só fornecer conhecimentos financeiros práticos, mas também desenvolver habilidades de gestão financeira e pensamento crítico nos estudantes, preparando-os para desafios econômicos na vida adulta.

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Biografía del autor/a

  • Giordana Scolaro, Universidade Regional de Blumenau

    Universidade Regional de Blumenau

  • Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau

    Professora do departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGECIM da Universidade Regional de Blumenau - FURB.

    Sou pós-doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul sob orientação da Prof. Dra. Norma Suely Gomes Allevato

    http://lattes.cnpq.br/9011361495097968 

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Publicado

2025-04-18

Cómo citar

SCOLARO, Giordana; POSSAMAI, Janaína Poffo. Eletiva de Educação Financeira: Uma proposta híbrida para o Ensino Médio. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 17, 2025. DOI: 10.37001/EMR-RS-v.1-n.26-2025.4423. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/4423. Acesso em: 19 aug. 2025.