A MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Autores

  • Rafael Winícius da Silva Bueno rafaelbueno@unisc.br
    Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Glaucia Cabral Moraes glauciamoraes@unisc.br
    Universidade de Santa Cruz do Sul

Resumo

Neste artigo pretendemos relatar nossa experiência na disciplina de Modelagem Matemática II, que faz parte do currículo do Curso de Licenciatura em Matemática da Unisversidade de Santa Cruz do Sul, localizada na região central do Rio Grande do Sul. Inicialmente ressaltamos fundamentação teórica que destaca a importância da Modelagem Matemática como método de ensino com pesquisa, capaz de ser alternativa ao padrão atual da aulas de Matemática para, a seguir, descrever as situações didáticas desenvolvidas no contexto da disciplina. Relatamos como foi comprovada a utilidade de um modelo matemático clássico denominado Lei de Resfriamento de Newton para, então, descrever as etapas de como foi realizado um trabalho de modelagem com os futuros professores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Winícius da Silva Bueno, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Departamento de Matemática
  • Glaucia Cabral Moraes, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Departamento de Matemática

Downloads

Publicado

2016-08-09

Como Citar

BUENO, Rafael Winícius da Silva; MORAES, Glaucia Cabral. A MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 17, 2016. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1531. Acesso em: 12 jul. 2025.