BIG DATA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Renato P. dos Santos renatopsantos@ulbra.edu.br
    Ulbra - Universidade Luterana do Brasil http://br.linkedin.com/in/fisicainteressa
  • Geovani Lopes Dias geovani.phy.dias@gmail.com
    Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul
  • Isadora Lemes bosondehiggs38@gmail.com
    Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Ulbra/Canoas

Resumo

Nem sempre os alunos percebem o valor dos trabalhos escolares, pois, muitas vezes, não conseguem a relação existente entre a aprendizagem e uma aspiração de valor para sua vida, o que faz com que eles não se envolvam nas atividades. Por outro lado, há apenas um número muito limitado de levantamentos a respeito do tema da percepção da Ciência em geral e da Matemática em particular pelo público no Brasil, o que dificulta para o professor brasileiro dispor de dados concretos para definir temas de interesse para o mundo real de seus estudantes. Pretendemos, com este trabalho, demonstrar como, através do aplicativo de Big Data Google Trends, de forma simples, pode ser colmatada, ainda que parcialmente, o que pode contribuir para o professor brasileiro de Educação Matemática dispor de temas de interesse para o mundo real de seus estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renato P. dos Santos, Ulbra - Universidade Luterana do Brasil
    Professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em  Ensino-Aprendizagem e TIC, atuando principalmente nos seguintes temas:  aplicações do Big Data no Ensino de Física e Matemática, mundos vituais, Tecnologias Web 2.0 para Educação, Ensino de Física no Second Life.

Downloads

Publicado

2015-06-25

Como Citar

P. DOS SANTOS, Renato; DIAS, Geovani Lopes; LEMES, Isadora. BIG DATA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 16, 2015. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1554. Acesso em: 11 jul. 2025.