ANÁLISE DE ERROS EM QUESTÕES DE SIMPLIFICAÇÃO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS
Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), com o objetivo de investigar as dificuldades dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de um colégio estadual, no período de ensino remoto emergencial, sobre questões de simplificação de expressões algébricas. Tal investigação aconteceu a partir da metodologia de análise de erros de Helena Cury, tendo sido o corpus obtido a partir de uma atividade diagnóstica aplicada no início de 2021. Os resultados incluem a observação de erros já recorrentes na álgebra e a categorização de resoluções que agregam desenvolvimentos em que poderiam ter sido utilizadas uma ou mais propriedades relacionadas à simplificação de expressões algébricas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.