LESSON STUDY EM MATEMÁTICA: O CASO DA DINAMARCA

LESSON STUDY IN MATHEMATICS: THE CASE OF DENMARK

Autores

10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.122-134

Resumo

Lesson study em Matemática tem uma história relativamente curta na Dinamarca (cerca de 15 anos) e ainda não é amplamente implementada. O que pode ser aprendido com as primeiras experiências neste pequeno país relativamente privilegiado? Descreve-se a situação em três contextos institucionais principais, nomeadamente o ensino básico (anos iniciais e finais do ensino fundamental), o ensino secundário (ensino médio) e a formação de professores em faculdades, procurando responder às seguintes questões: o que motivou as iniciativas de introdução do Lesson Study para os professores de matemática? Que obstáculos e resultados são vivenciados? A seção final resume as respostas à essas questões, com foco no que pode ser de interesse em contextos semelhantes fora da Dinamarca.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jacob Bahn, Lyngby-Taarbæk Municipality, Denmark

    Teacher of Mathematics, PhD in Didactics of Mathematics, Municipal Advisor on Mathematics and Science Teaching

  • Aluska Macedo, Universidade Federal de Campina Grande

    Doutora em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE, atualmente é professora da UFCG e tem como áreas de pesquisa: Formação de Professores de Matemática, Lesson Study, Estágio Curricular Supervisionado, Engenharia Didática e Resolução de Problemas

  • Klaus Rasmussen, University College Copenhagen.

    PhD in Didactics of Mathematics, Researcher of Mathematics Education, Mathematics and Science Education.

  • Carl Winsløw, University of Copenhagen

    PhD in Mathematics (1994), Professor of Didatics of Mathematics (2003)

Publicado

2022-05-19

Edição

Seção

Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá

Como Citar

BAHN, Jacob; MACEDO, Aluska; RASMUSSEN, Klaus; WINSLØW, Carl. LESSON STUDY EM MATEMÁTICA: O CASO DA DINAMARCA: LESSON STUDY IN MATHEMATICS: THE CASE OF DENMARK. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 23, 2022. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.122-134. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/3112. Acesso em: 22 ago. 2025.