OS PERCALÇOS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DESDE A LICENCIATURA

Autores/as

10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.34-44

Resumen

Este artigo traz um breve panorama das dificuldades enfrentadas pelos professores de matemática durante a licenciatura. O objetivo consistiu em investigar desafios e dificuldade a que os estudantes de licenciatura em matemática estão submetidos durante a sua formação e atuação. A metodologia utilizada neste estudo possui uma abordagem mista que abrange a análise qualitativa e a análise quantitativa. Além disso, foram realizadas uma revisão bibliográfica, uma pesquisa documental e uma busca de dados e informações disponibilizadas pelo Ministério da Educação (MEC) e demais órgãos e/ou Instituições que tratam do estudo em questão. Os resultados apontaram que, embora tenha havido avanço no desenvolvimento de políticas de Assistência Estudantil nesse nível de ensino, as dificuldades e desafios persistem diante da falta de recursos didáticos e financiamento suficiente para os cursos de licenciaturas. Apontaram também que, embora essas políticas tenham contribuído com estudantes que demandam delas, elas necessitem de revisões e atualizações. 

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Biografía del autor/a

  • Atair Silva de Sousa, Universidade de São Paulo (USP)

    Pesquisador em Informações e Avaliações Educacionais pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Anísio Teixeira - Inep.

    Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialização em Ensino de Ciências - Física pela Universidade Federal de Minas Gearais (UFMG).  Graduado em Física (Licenciatura).

    Colabora como Parecerista nos seguinte Periódicos:

    Periódico: Archivos Analíticos de políticas Educativas / Education Policyanalysis arc

    Periódico: Anais do Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (UFMS)

    Periódico: Horizontes (EDUSF)

    Periódico: Trabalho & Educação (UFMG)

    Periódico: Educação em Revista (ONLINE)

    Periódico: Educação em Foco (UFJF)

    Periódico: Educação em Foco (UEMG)

    Periódico: Pesquisa e Debate em Educação (CAEd/UFJF)

    Periódico: #Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia (IFRS

  • Wanderley dos Santos Roberto, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)

    Professor Titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG).

    Doutor em Engenharia Metalúrgica e de Minas, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  Mestrado em Ciências Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Colaborador: avaliador do MEC/INEP no ENEM, no ENADE e para credeniamento e recredenciamento de Instituições de Ensino Superior.

Publicado

2024-08-03

Cómo citar

SOUSA, Atair Silva de; ROBERTO, Wanderley dos Santos. OS PERCALÇOS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DESDE A LICENCIATURA . Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 25, 2024. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.1.n.25.2024.p.34-44. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/3820. Acesso em: 11 aug. 2025.