A IMPORTÂNCIA DE INSTRUMENTOS DE DIAGNÓSTICO E DE ACOMPANHAMENTO NA LESSON STUDY

Autores

  • Edda Curi edda.curi@cruzeirodosul.edu.br
    Universidade Cruzeiro do Sul – Unicsul
10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.160-176

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada de 2018 a 2020, com professores da rede municipal de São Paulo, usando a metodologia Lesson Study. Essa metodologia foi adaptada para a pesquisa. Foi criada uma etapa inicial de formação de formadores, necessária ao desenvolvimento do processo de formação. Os formadores sentiram necessidade de elaborar instrumentos para serem discutidos e usados pelos professores nas etapas de planejamento, observação e reflexão da aula, além de instrumentos para diagnosticar o perfil dos professores. Neste artigo o objetivo é apresentar e discutir os instrumentos. Usamos uma abordagem documental com base nos relatórios de pesquisa enviados para a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e para a Unesco, órgão que financiou o Projeto. Entre os resultados, destaca-se a importância da elaboração de instrumentos adequados a cada etapa da Lesson Study, que permitam aos formadores e aos professores compreender melhor a aula estudada, desenvolvida e refletida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edda Curi , Universidade Cruzeiro do Sul – Unicsul

    Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), São Paulo/SP

Downloads

Publicado

2022-05-19

Edição

Seção

Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá

Como Citar

CURI , Edda. A IMPORTÂNCIA DE INSTRUMENTOS DE DIAGNÓSTICO E DE ACOMPANHAMENTO NA LESSON STUDY. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 23, 2022. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.160-176. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/3115. Acesso em: 11 set. 2025.