A IMPORTÂNCIA DE INSTRUMENTOS DE DIAGNÓSTICO E DE ACOMPANHAMENTO NA LESSON STUDY
Abstract
Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada de 2018 a 2020, com professores da rede municipal de São Paulo, usando a metodologia Lesson Study. Essa metodologia foi adaptada para a pesquisa. Foi criada uma etapa inicial de formação de formadores, necessária ao desenvolvimento do processo de formação. Os formadores sentiram necessidade de elaborar instrumentos para serem discutidos e usados pelos professores nas etapas de planejamento, observação e reflexão da aula, além de instrumentos para diagnosticar o perfil dos professores. Neste artigo o objetivo é apresentar e discutir os instrumentos. Usamos uma abordagem documental com base nos relatórios de pesquisa enviados para a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e para a Unesco, órgão que financiou o Projeto. Entre os resultados, destaca-se a importância da elaboração de instrumentos adequados a cada etapa da Lesson Study, que permitam aos formadores e aos professores compreender melhor a aula estudada, desenvolvida e refletida.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.