A IMPORTÂNCIA DE INSTRUMENTOS DE DIAGNÓSTICO E DE ACOMPANHAMENTO NA LESSON STUDY
Resumen
Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada de 2018 a 2020, com professores da rede municipal de São Paulo, usando a metodologia Lesson Study. Essa metodologia foi adaptada para a pesquisa. Foi criada uma etapa inicial de formação de formadores, necessária ao desenvolvimento do processo de formação. Os formadores sentiram necessidade de elaborar instrumentos para serem discutidos e usados pelos professores nas etapas de planejamento, observação e reflexão da aula, além de instrumentos para diagnosticar o perfil dos professores. Neste artigo o objetivo é apresentar e discutir os instrumentos. Usamos uma abordagem documental com base nos relatórios de pesquisa enviados para a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e para a Unesco, órgão que financiou o Projeto. Entre os resultados, destaca-se a importância da elaboração de instrumentos adequados a cada etapa da Lesson Study, que permitam aos formadores e aos professores compreender melhor a aula estudada, desenvolvida e refletida.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Educação Matemática em Revista - RS

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.