LESSON STUDY: QUEM SÃO OS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E QUE PARTICIPARAM/PARTICIPAM DO PROCESSO FORMATIVO?
Resumo
Este artigo discute o perfil de dezesseis professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Foz do Iguaçu - PR, que participaram de um processo formativo pautado na Lesson Study iniciado em 2016. Os professores, em 2016, tinham idade entre 27 e 59 anos, formação superior e apenas um não tinha pós-graduação Lato Sensu (especialização). Também à época, nenhum professor era considerado iniciante, um estava na fase de estabilização, onze na fase da diversificação/experimentação e quatro estavam na fase do distanciamento afetivo e da preparação para a aposentadoria. Muitos professores, mesmo afirmando não gostar de Matemática, disseram gostar de ensinar e justificaram isso com o argumento de que os alunos gostam da disciplina. A pesquisa apontou que o fato de o grupo ser heterogêneo enriqueceu os diálogos, as reflexões e com isso, os conceitos matemáticos puderam ser amplamente debatidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.