LESSON STUDY: QUEM SÃO OS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E QUE PARTICIPARAM/PARTICIPAM DO PROCESSO FORMATIVO?

Autores/as

10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.198-207

Resumen

Este artigo discute o perfil de dezesseis professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Foz do Iguaçu - PR, que participaram de um processo formativo pautado na Lesson Study iniciado em 2016. Os professores, em 2016, tinham idade entre 27 e 59 anos, formação superior e apenas um não tinha pós-graduação Lato Sensu (especialização). Também à época, nenhum professor era considerado iniciante, um estava na fase de estabilização, onze na fase da diversificação/experimentação e quatro estavam na fase do distanciamento afetivo e da preparação para a aposentadoria. Muitos professores, mesmo afirmando não gostar de Matemática, disseram gostar de ensinar e justificaram isso com o argumento de que os alunos gostam da disciplina. A pesquisa apontou que o fato de o grupo ser heterogêneo enriqueceu os diálogos, as reflexões e com isso, os conceitos matemáticos puderam ser amplamente debatidos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Renata Camacho Bezerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Foz do Iguaçu/PR

    Doutora em Educação. Professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu/PR, leciona e orienta trabalhos nos cursos de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (MESTRADO – DOUTORADO). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Lesson Study, Formação de Professores, Tendências em Educação Matemática e Metodologias de Ensino. Membro do Grupo de Desenvolvimento de Tecnologias Aplicadas à Educação – (DETAE) e líder do Grupo de Pesquisa Interfaces em Educação Matemática (GPIEM).

  • Maria Raquel Miotto Morelatti, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Campus de Presidente Prudente/SP

    Doutora em Educação. Atua na Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da FCT/Unesp, na linha de pesquisa Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem, orientando trabalhos na temática ensino e aprendizagem de matemática, formação de professores e novas tecnologias educacionais. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores (GPEA) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Práticas Colaborativas em Educação Matemática

Publicado

2022-05-19

Número

Sección

Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá

Cómo citar

BEZERRA, Renata Camacho; MORELATTI, Maria Raquel Miotto. LESSON STUDY: QUEM SÃO OS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E QUE PARTICIPARAM/PARTICIPAM DO PROCESSO FORMATIVO?. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 23, 2022. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.198-207. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/3118. Acesso em: 12 jul. 2025.