LESSON STUDY: QUEM SÃO OS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E QUE PARTICIPARAM/PARTICIPAM DO PROCESSO FORMATIVO?
Resumen
Este artigo discute o perfil de dezesseis professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Foz do Iguaçu - PR, que participaram de um processo formativo pautado na Lesson Study iniciado em 2016. Os professores, em 2016, tinham idade entre 27 e 59 anos, formação superior e apenas um não tinha pós-graduação Lato Sensu (especialização). Também à época, nenhum professor era considerado iniciante, um estava na fase de estabilização, onze na fase da diversificação/experimentação e quatro estavam na fase do distanciamento afetivo e da preparação para a aposentadoria. Muitos professores, mesmo afirmando não gostar de Matemática, disseram gostar de ensinar e justificaram isso com o argumento de que os alunos gostam da disciplina. A pesquisa apontou que o fato de o grupo ser heterogêneo enriqueceu os diálogos, as reflexões e com isso, os conceitos matemáticos puderam ser amplamente debatidos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Educação Matemática em Revista - RS

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.









