LESSON STUDY: QUEM SÃO OS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E QUE PARTICIPARAM/PARTICIPAM DO PROCESSO FORMATIVO?
Abstract
Este artigo discute o perfil de dezesseis professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Foz do Iguaçu - PR, que participaram de um processo formativo pautado na Lesson Study iniciado em 2016. Os professores, em 2016, tinham idade entre 27 e 59 anos, formação superior e apenas um não tinha pós-graduação Lato Sensu (especialização). Também à época, nenhum professor era considerado iniciante, um estava na fase de estabilização, onze na fase da diversificação/experimentação e quatro estavam na fase do distanciamento afetivo e da preparação para a aposentadoria. Muitos professores, mesmo afirmando não gostar de Matemática, disseram gostar de ensinar e justificaram isso com o argumento de que os alunos gostam da disciplina. A pesquisa apontou que o fato de o grupo ser heterogêneo enriqueceu os diálogos, as reflexões e com isso, os conceitos matemáticos puderam ser amplamente debatidos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









