RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID
MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA
Resumo
Este relato apresenta as experiências obtidas na elaboração e desenvolvimento de uma oficina de matemática envolvendo o uso de letras e números confeccionados em material flexível, para o ensino de Análise Combinatória, proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática. A atividade foi realizada em uma ocasião que houve a junção de duas turmas de 2º série do Ensino Médio, noturno, de um colégio estadual localizado no município de Amargosa - BA. Foi escolhido um material manipulável devido à potencialidade que esse tipo de material possui em motivar os estudantes a estarem envolvidos na aula, sem perder de vista a busca pelo entendimento do conteúdo e contextualização com a realidade. Como resultado percebeu-se uma maior participação dos estudantes durante a aula, e indícios de compreensão do conteúdo em questão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação Matemática em Revista - RS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.