RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID
MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA
Abstract
Este relato apresenta as experiências obtidas na elaboração e desenvolvimento de uma oficina de matemática envolvendo o uso de letras e números confeccionados em material flexível, para o ensino de Análise Combinatória, proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática. A atividade foi realizada em uma ocasião que houve a junção de duas turmas de 2º série do Ensino Médio, noturno, de um colégio estadual localizado no município de Amargosa - BA. Foi escolhido um material manipulável devido à potencialidade que esse tipo de material possui em motivar os estudantes a estarem envolvidos na aula, sem perder de vista a busca pelo entendimento do conteúdo e contextualização com a realidade. Como resultado percebeu-se uma maior participação dos estudantes durante a aula, e indícios de compreensão do conteúdo em questão.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.