O CICLO FORMATIVO COMO POSSIBILIDADE PARA APRENDIZAGEM DOCENTE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores/as

  • Luis Sebastião Barbosa Bemme luisbarbosab@yahoo.com.br
    Universidade Franciscana
  • Silvia Maria de Aguiar Isaia silviamariaisaias@gmail.com
    Universidade Franciscana
  • Salvador Llinares sllinares@gcloud.ua
    Universidade de Alicant
10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.109-118

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta metodológica para a formação continuada de professores que ensinam Matemática. Tal proposta foi validada em uma ação formativa desenvolvida de março a novembro de 2018, realizada com 21 professores que ensinam Matemática tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais). Os seis momentos que compõem o ciclo formativo foram construídos a partir dos constructos teóricos da Teoria Histórico-Cultural e da Comunidade de Prática. A ilustração de cada um dos momentos do ciclo formativo se dá a partir da ideia de episódios. As considerações indicam que os momentos que compõem o ciclo formativo favorecem a negociação de significados entres os sujeitos o que contribui para a aprendizagem docente dos mesmos, além disso, o movimento dialético entre teoria e prática presente no ciclo faz com que os professores reflitam e reorganizem sua prática pautada em distintos conhecimentos da área.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2021-06-01

Cómo citar

BARBOSA BEMME, Luis Sebastião; DE AGUIAR ISAIA, Silvia Maria; LLINARES, Salvador. O CICLO FORMATIVO COMO POSSIBILIDADE PARA APRENDIZAGEM DOCENTE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA . Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 22, 2021. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.109-118. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2757. Acesso em: 11 jul. 2025.