O CICLO FORMATIVO COMO POSSIBILIDADE PARA APRENDIZAGEM DOCENTE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Abstract
Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta metodológica para a formação continuada de professores que ensinam Matemática. Tal proposta foi validada em uma ação formativa desenvolvida de março a novembro de 2018, realizada com 21 professores que ensinam Matemática tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais). Os seis momentos que compõem o ciclo formativo foram construídos a partir dos constructos teóricos da Teoria Histórico-Cultural e da Comunidade de Prática. A ilustração de cada um dos momentos do ciclo formativo se dá a partir da ideia de episódios. As considerações indicam que os momentos que compõem o ciclo formativo favorecem a negociação de significados entres os sujeitos o que contribui para a aprendizagem docente dos mesmos, além disso, o movimento dialético entre teoria e prática presente no ciclo faz com que os professores reflitam e reorganizem sua prática pautada em distintos conhecimentos da área.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









