O CICLO FORMATIVO COMO POSSIBILIDADE PARA APRENDIZAGEM DOCENTE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta metodológica para a formação continuada de professores que ensinam Matemática. Tal proposta foi validada em uma ação formativa desenvolvida de março a novembro de 2018, realizada com 21 professores que ensinam Matemática tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais). Os seis momentos que compõem o ciclo formativo foram construídos a partir dos constructos teóricos da Teoria Histórico-Cultural e da Comunidade de Prática. A ilustração de cada um dos momentos do ciclo formativo se dá a partir da ideia de episódios. As considerações indicam que os momentos que compõem o ciclo formativo favorecem a negociação de significados entres os sujeitos o que contribui para a aprendizagem docente dos mesmos, além disso, o movimento dialético entre teoria e prática presente no ciclo faz com que os professores reflitam e reorganizem sua prática pautada em distintos conhecimentos da área.
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