O CICLO FORMATIVO COMO POSSIBILIDADE PARA APRENDIZAGEM DOCENTE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Resumen
Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta metodológica para a formação continuada de professores que ensinam Matemática. Tal proposta foi validada em uma ação formativa desenvolvida de março a novembro de 2018, realizada com 21 professores que ensinam Matemática tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais). Os seis momentos que compõem o ciclo formativo foram construídos a partir dos constructos teóricos da Teoria Histórico-Cultural e da Comunidade de Prática. A ilustração de cada um dos momentos do ciclo formativo se dá a partir da ideia de episódios. As considerações indicam que os momentos que compõem o ciclo formativo favorecem a negociação de significados entres os sujeitos o que contribui para a aprendizagem docente dos mesmos, além disso, o movimento dialético entre teoria e prática presente no ciclo faz com que os professores reflitam e reorganizem sua prática pautada em distintos conhecimentos da área.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação Matemática em Revista - RS

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.









