Investigação da prática realizada de forma colaborativa em uma turma de 7º ano do ensino fundamental no contexto pós-COVID19

Autores

10.37001/recem.v1i1.3213

Palavras-chave:

Identidade profissional docente, Investigação da própria prática, Trabalho colaborativo

Resumo

A crise sanitária ocasionada pela Covid-19 provocou transformações significativas na sociedade e estas refletem nas escolas. Como consequência, afetam a prática dos professores, resultando em mudanças na própria identidade profissional. Como, então, estes vêm desenvolvendo o seu trabalho nesse novo contexto pós-crise sanitária? Objetiva-se neste texto, a partir dessa questão, relatar elementos identificados na atuação de uma professora de uma turma de 7º ano do ensino fundamental, colaboradora de uma pesquisa doutoral em andamento. A professora propõe realizar uma investigação da própria prática, em colaboração com a pesquisadora, a fim de compreender quais são os motivos pelos quais essa turma não avança em suas aprendizagens, com vistas a realizar planos de ação para atender essas necessidades. Os resultados não foram conclusivos, apesar de apresentarem elementos positivos no desenvolvimento das atividades propostas, o que sugere a continuidade da atividade de investigação da própria prática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karina Zolia Jacomelli Alves, Secretaria Municipal de Educação de Palhoça

    Graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003).

    Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Matemática (2004) pela Faculdade Integrada do Vale do Ribeira.

    Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006).

    Atualmente trabalha no setor de Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Palhoça-SC.

Referências

CARDOSO, M. I. S. T.; BATISTA, P. M. F.; GRAÇA, A. B. S. A identidade do professor: desafios colocados pela globalização. Revista Brasileira de Educação. v. 21, n. 65, p. 371-390, abr/jun, 2016.

FIORENTINI, D. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo, Revista de Ciências da Educação, n. 08. p. 7-22, jan/abr, 2009a. Disponível em: http://www.unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO___Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf. Acesso em: 19 de nov. 2021.

MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. Autêntica. v. 01, n. 01, p. 109-131, ago/dez 2009 (b). Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/8/6. Acesso em: 27 nov. 2021.

PONTE, J. P. Investigar a nossa própria prática. In GTI (Org), Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM. 2002. p. 5-28.

PONTE, J. P. Pesquisar para compreender e transformar a nossa própria prática. Educar em Revista. ISSN 1984-0411. v. 20, n. 24, p. 37-66, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/vq3wfWQHPyL7ZSvWWpgNhGH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 11 ago. 2022.

Downloads

Publicado

2022-11-19

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Investigação da prática realizada de forma colaborativa em uma turma de 7º ano do ensino fundamental no contexto pós-COVID19. Revista Catarinense de Educação Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2022. DOI: 10.37001/recem.v1i1.3213. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/recem/article/view/3213. Acesso em: 6 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 32

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.