A recomposição através de situações desencadeadoras de conceitos matemáticos da  educação básica na rede municipal de Garopaba

Autores

  • Silvana Dilma Machado Innocente silvanainnocente@gmail.com
    Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Dra Lilian Raquel Moretto Ferreira lili.corrosao@gmail.com
    Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-0671-6988
10.37001/recem.v4i5.4395

Palavras-chave:

Recomposição. Situações Desencadeadoras de Aprendizagem. Processo de Ensino e Aprendizagem.

Resumo

A proposta metodológica busca a recomposição da aprendizagem devido a defasagem provocada pela pandemia principalmente na área da matemática. Esse trabalho de pesquisa discute e analisa um estudo de caso sobre a recomposição  do processo de ensino e aprendizagem através de situações desencadeadoras de aprendizagem na rede municipal de ensino de Garopaba. A pesquisa qualitativa e exploratória   envolveu as doze escolas da rede municipal de ensino onde se verificou os processos de ensino e aprendizagem através de quatro etapas, são elas: fundamentação teórica, sondagem, formação dos professores e trabalho em rede. O estudo de caso evidencia  a recomposição do processo de ensino e aprendizagem a partir da mudança na prática do professor em sala  de aula. Os estudantes desenvolveram conhecimentos matemáticos e o pensamento teórico. É importante destacar que a troca de experiências entre os professores e a formação continuada são fundamentais para a recomposição.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dra Lilian Raquel Moretto Ferreira, Universidade Federal do Paraná

    Lilian Raquel Moretto Ferreira nasceu em Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil em 1980. É Licenciada em Física e Matemática e especialista em Metodologias de Ensino. Recebeu o título de Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Brasil, em 2005. Obteve o título de doutora em Engenharia e Ciência dos Materiais em 2012, pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Realizou estágio pós-doutoral no Institute for Corrosion and Multiphase Technology na Ohio University, em Athens - Ohio - Estados Unidos, sob a supervisão do Dr. Srdjan Nesic, em 2014. Na pesquisa, atua na área da corrosão por CO2, desenvolvimento de inibidores ecológicos, deposição de filmes finos de TiN e INCONEL via triodo-magnetron-sputtering, avaliação eletroquímica e caracterização de superfícies por Microscopia Eletrônica de Varredura, Difração de raios X e Microcopia Confocal. Profissionalmente atua como consultora técnica e professora.

Referências

ABE, K. Recomposição das aprendizagens no Brasil e no mundo CENPEC. CENPEC, [s.d.]. Disponível em: https://www.cenpec.org.br/noticias/recomposicao- aprendizagens-brasil-mundo. Acesso em: 26 jan. 2024.

AHLBERG, J. e ALLAN. O carteiro chegou. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CEDRO, W. L. O motivo e a atividade de aprendizagem do professor de matemática: uma perspectiva histórico-cultural. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2008.

DAMAZIO, A.; DA ROSA, J. E. Educação matemática: possibilidades de uma tendência histórico-cultural. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 1, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3506. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/3506. Acesso em: 31 jan. 2024.

DAMÁZIO, A.; SANTOS, C. DE O. DOS; HOBOLD, E. S. F.; FONTES, M. DA S. .

Atividade de Estudo e Atividade Orientadora de Ensino: um panorama à luz de Davídov Vasily Vasilyevich e Manoel Oriosvaldo de Moura. Revista Catarinense de Educação Matemática, v. 2, n. 3, p. 1-20, 12 out. 2023.

FABRI, Gabriel José Cavassin; PANOSSIAN, Maria Lucia. Atividade orientadora de ensino e as situações de ensino de estatística do “pra quê serve matemática?”: relações possíveis. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 7, n. 2, p. 225-244, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p225-244.i8725. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8725. Acesso em: 3 mar. 2025.

FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Ideação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. p.41–62, 2010. DOI: 10.48075/ri.v10i1.4143. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4143. Acesso em: 14 jun. 2024.

MARCO, F. F. de. Atividade orientadora de ensino de matemática na formação inicial de professores <br> Activity guiding teaching mathematics in initial teacher. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós- Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 15, n. 2, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/11441. Acesso em: 24 jul.2024.

MOTTA, Alexandre de Medeiros. O TCC e o fazer científico: da elaboração à defesa pública. Tubarão: Copiart, 2015.

MOURA, M. O. de; ARAUJO, E. S.; SERRÃO, M. I. B.. Atividade Orientadora de Ensino: fundamentos. Linhas Crí¬ticas, [S. l.], v. 24, p. e19817, 2019. DOI: 10.26512/lc.v24i0.19817. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19817. Acesso em: 4 set. 2024.

MOURA, M.O. (Org.). A Atividade Pedagógica na Teoria Histórico- Cultural. Brasília: Liber Livro, 2010.

MOURA, M. O. Controle da variação de quantidades: Iniciação à linguagem numérica. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/9786587047447 Disponível em: www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/957 . Acesso em 14 junho. 2024.

OLIVEIRA, Cristiano Lessa de. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Alagoas: Revista Travessia. v. 2, n. 3, 2008. p. 1-16.

OLIVEIRA, N. M.; PANOSSIAN, M. L. (org.). Verbetes da atividade orientadora de ensino: grupo de estudos sobre situações desencadeadoras de aprendizagem. Capivari de Baixo: Editora Univinte, 2022.

PERRELLI, Maria Aparecida de Souza; REZENDE, Erika de. Prova Brasil/SAEB-matemática em escolas municipais de CAMPO GRANDE, MS: contextos e concepções de professores. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 13, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/208. Acesso em: 20 ago. 2024.

PIOVESAN, Armando; TEMPORINI, Edméa Rita. Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Revista de Saúde Pública, v.29, n.4, p.318-325. 1995.

QEDU. Garopaba: IDEB – Resultados educacionais do município. Disponível em: https://qedu.org.br/municipio/4205704-garopaba/ideb. Acesso em: 3 mar. 2025.

ROSA, J. E. da; GARCIA, M. A. C. N.; LUNARDI, M. da S. O desenvolvimento de situações desencadeadoras de aprendizagem por meio das ações de estudo propostas por davídov: uma articulação entre atividade orientadora de ensino e teoria do ensino desenvolvimental. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 79–99, 2021. DOI: 10.34179/revisem.v6i3.14963. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/ReviSe/article/view/14963. Acesso em: 20 ago. 2024.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo base da educação infantil e do ensino fundamental do território catarinense.

Florianópolis: SED, 2019.

SMEC, Currículo Do Território Garopabense. Ano 2019.

SOARES, K. M. Fundamentos e História da Matemática. Indaial: ASSELVI, 2007. São Paulo: UNESP, 1999.

VYGOTSKY L.S. A Formação Social da Mente. 7ª ed. 2ª tiragem. São Paulo: Martins Fontes; 2011.

Downloads

Publicado

2025-03-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A recomposição através de situações desencadeadoras de conceitos matemáticos da  educação básica na rede municipal de Garopaba. Revista Catarinense de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 1–18, 2025. DOI: 10.37001/recem.v4i5.4395. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/recem/article/view/4395. Acesso em: 16 mar. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 34

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.