Caminhos trilhados em busca de formas de avaliar nas aulas de matemática
Palavras-chave:
Avaliação. Autonomia. Residência Pedagógica.Resumo
O presente relato trata-se da reflexão sobre a experiência de planejamento e aplicação de cinco atividades avaliativas no período de agosto de 2018 a maio de 2019 por uma professora regente e duas bolsistas do Programa Residência Pedagógica (RP). Tem como objetivo discutir os métodos de avaliação comumente aplicados nas aulas de Matemática, bem como apresentar atividades avaliativas planejadas e implementadas durante os nove meses que tivemos envolvidos no programa Residência Pedagógica. As atividades aqui relatadas foram planejadas de modo que os estudantes tivessem mais liberdade para expressar seus saberes e comprovar suas aprendizagens de modo mais criativo e autônomo. Como resultados, podemos destacar o maior envolvimento dos estudantes nas aulas, mesmo nas planejadas de forma tradicional; a prática da pesquisa por parte dos estudantes; a ressignificação da prática de avaliação; maior autonomia e confiança de estar em sala de aula na condição de regente.
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