Formação continuada sob o olhar dos professores: uma discussão a partir da revisão de literatura
Palavras-chave:
Formação continuada, Educação básica, Prática docenteResumo
O presente trabalho teve como objetivo investigar como os docentes da Educação Básica concebem o processo de formação continuada de professores, identificando suas perspectivas e desafios. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa e exploratória por meio de uma revisão de literatura de trabalhos acessados nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Portal Oasis. Após o levantamento bibliográfico, foram selecionados e analisados 09 (nove) trabalhos, de onde se deu a construção das compreensões relativa ao tema investigado. A análise de dados permitiu inferir que a formação continuada, embora fragilizada neste país, desempenha um importante papel na formação e desenvolvimento profissional docente, uma vez que os desafios encontrados são oriundos da própria regulamentação. Como resultado destacamos a percepção dos professores de como a formação continuada é ponte fundamental para o desenvolvimento e crescimento crítico e reflexivo, impactando não apenas na esfera pessoal/profissional, mas em toda a sociedade escolar e civil.
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