Articulações entre a Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica e as Insubordinações Criativas: um feliz encontro
Palavras-chave:
Educação Matemática, Pesquisa narrativa (auto)biográfica, Insubordinação Criativa, Processos formativos, SubjetividadeResumo
Os grupos de pesquisa GEPPROFEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Formativos em Educação Matemática) e ICEM (Insubordinação Criativa em Educação Matemática), vinculados ao PPGECT/UFSC, têm situado suas produções na interface entre a pesquisa narrativa (auto)biográfica e as insubordinações criativas em Educação Matemática. Neste artigo, objetivamos compreender como a pesquisa narrativa em Educação Matemática gera insubordinações criativas dos diferentes atores que produzem e coparticipam da mesma. Partimos da hipótese de que a pesquisa narrativa (auto)biográfica possibilita espaços para que os professores contem suas histórias de vida, bem como de profissão, e que representa, acima de tudo, uma insubordinação criativa aos modos positivistas de produção de pesquisa. Os resultados indicam que os estudos desenvolvidos pelos participantes do grupo buscam transcender os modos tradicionais de avaliar a produção científica, e que abraçam valores fundamentais, tais como o respeito à identidade e subjetividade do pesquisador, a responsabilidade social na produção de pesquisas, o respeito à diversidade cultural e social, a valorização de vozes silenciadas, e por fim, a busca por investigações que efetivamente contribuam para a diminuição das desigualdades, em prol da justiça social, a qual pode ser promovida no fazer pedagógico do professor.
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