Gincana de Matemática em aula(s) Remota(s): uma experiência com alunos do Ensino Fundamental – Anos finais

Autores

  • Franklin Fernando Ferreira Pachêco pacheco.franklin9@gmail.com
    Universidade Federal de Pernambuco- UFPE http://orcid.org/0000-0002-4600-2103
  • Antônio Carlos Magno Guedes de Andrade Lima carloslimaajn@gmail.com
    Professor da rede municipal de São Vicente Férrer
  • Everton Gomes da Silva everttong78@gmail.com
    Universidade de Pernambuco
10.37001/recem.v2i2.3338

Palavras-chave:

Atividades, Aulas remotas, Escola, Gincana de matemática

Resumo

O presente trabalho se trata de um relato de experiência que tem o propósito de descrever a vivência de um projeto intitulado de Gincana de Matemática remota: adaptação, lúdico, conhecimento e reflexão aplicado para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A gincana foi composta por um conjunto de 20 atividades, sendo aplicadas em uma escola localizada no município de São Vicente Férrer, na Zona da Mata Norte, do estado de Pernambuco. Por ter sido realizada no período da pandemia da covid – 19, ela ocorreu de maneira síncrona com o auxílio da plataforma do google meet. Os resultados mostram que as atividades desenvolvidas ao longo da gincana contribuíram para o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos, possibilitando-os pôr em prática os conhecimentos prévios e estudados no decorrente ano escolar. Além disso, verificou-se que os alunos gostaram de ter participando desse momento porque perceberam que os conhecimentos matemáticos podem ser trabalhados de maneira lúdica.

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Biografia do Autor

  • Franklin Fernando Ferreira Pachêco, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

    Mestre em Educação Matemática e Tecnológica; Universidade Federal de Pernambuco; Recife, Pernambuco

  • Antônio Carlos Magno Guedes de Andrade Lima, Professor da rede municipal de São Vicente Férrer

    Especialização em Ensino de Matemática; Faculdade de Ciências e Tecnologia Professor Dirson Maciel de Barros; Goiana, Pernambuco

  • Everton Gomes da Silva, Universidade de Pernambuco

    Graduação em Matemática; Universidade de Pernambuco; Nazaré da Mata, Pernambuco

Referências

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Publicado

2023-08-31

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Gincana de Matemática em aula(s) Remota(s): uma experiência com alunos do Ensino Fundamental – Anos finais. Revista Catarinense de Educação Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–14, 2023. DOI: 10.37001/recem.v2i2.3338. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/recem/article/view/3338. Acesso em: 24 mar. 2025.

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