Gincana de Matemática em aula(s) Remota(s): uma experiência com alunos do Ensino Fundamental – Anos finais
Palavras-chave:
Atividades, Aulas remotas, Escola, Gincana de matemáticaResumo
O presente trabalho se trata de um relato de experiência que tem o propósito de descrever a vivência de um projeto intitulado de Gincana de Matemática remota: adaptação, lúdico, conhecimento e reflexão aplicado para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A gincana foi composta por um conjunto de 20 atividades, sendo aplicadas em uma escola localizada no município de São Vicente Férrer, na Zona da Mata Norte, do estado de Pernambuco. Por ter sido realizada no período da pandemia da covid – 19, ela ocorreu de maneira síncrona com o auxílio da plataforma do google meet. Os resultados mostram que as atividades desenvolvidas ao longo da gincana contribuíram para o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos, possibilitando-os pôr em prática os conhecimentos prévios e estudados no decorrente ano escolar. Além disso, verificou-se que os alunos gostaram de ter participando desse momento porque perceberam que os conhecimentos matemáticos podem ser trabalhados de maneira lúdica.
Downloads
Referências
ALMEIDA, P.N. Educação Lúdica: Técnica e Jogos Pedagógicos. 11ª ed. SP: Loyola,1990.
ASCOLI, C.C.B.; BRANCHER, V.R. Jogos Matemáticos: algumas reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem. 2015.
BARBOSA, E. J. T; LINS, A. F. Equações polinomiais do primeiro grau em livros didáticos: organizações matemática e didática. Educação Matemática Pesquisa. ISSN 1983-3156. São Paulo, v.15, n.2, p. 337-357, 2013.
BITTAR, M. A Teoria Antropológica do Didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticos. Zetetiké. ISSN 2176-1744. Campinas, SP, v.25, n. 3, p.364-387, set./dez.2017.
BRASIL, S. E. F. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática/ Secretaria de Educação Fundamental- Brasília: Mec/ sef, 1998.
BRASIL, S. E. F. Base Nacional Curricular Comum- BNCC. Brasília, 2018, p.600.
CARVALHO, J. B. P.; LIMA, P. F. Escolha e uso do livro didático. In: CARVALHO, J.B.P.F. Coleção Explorando o Ensino: Matemática, v. 17. Brasília, MEC, 2010, p. 15- 30.
CHAVES, E. F. S. O LÚDICO E A MATEMÁTICA. Faculdade Pedro II, Instituto superior de educação. Belo Horizonte, 2009.
JONES, F. P. Pesquisa qualitativa. In: THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. S. Métodos da Pesquisa em Atividade Física. Porto Alegre: Artmed, 2007.
NOGUEIRA, V. L. F. Uso da Geometria no Cotidiano. 2008.
OLIVEIRA, W. J. G. História da matemática: um estudo de seus significados na educação
matemática, REBES - REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE. v. 1, n. 1, p. 10-14, 2011
PACHÊCO, F.; FERREIRA, A.; SANTOS, V. RECURSOS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA. International journal education and teaching (PDVL) ISSN 2595-2498, v. 3, n. 3, p. 53 - 71, 31 dez. 2020.
PAMPLONA, M.E.P. JOGOS MATEMÁTICOS: como utilizá-los em sala de aula para que atuem como facilitadores da aprendizagem na 3ª série do Ensino Fundamental. Instituto Cenecista Fayal de Ensino Superior, Itajaí- SC, 2006.
SANTOS, L. M. Metodologia do ensino de Matemática e Física: Tópicos de história da física e da matemática. 1. ed. Curitiba: Ibpex, 2009.
SILVA FILHO, J. B.; BRITO, K. L. V. O aprendizado da geometria contextualizada no ensino médio. IESGO- Instituto de Ensino Superior de Goiás. Pós-graduação lato senso em educação matemática. Formosa- Goiás, 2010.