Geometria analítica e reforma agrária no Ensino Médio: uma sequência didática guiada pela engenharia didática
Palavras-chave:
Reforma Agrária, Geometria Analítica, Educação Matemática, Engenharia Didática, Sequência didáticaResumo
Este artigo apresenta uma investigação sobre a organização de uma sequência didática que articula conceitos de Geometria Analítica e discussões sobre a Reforma Agrária em aulas de Matemática do Ensino Médio. Utilizando a Engenharia Didática como referencial teórico e metodológico, a pesquisa buscou superar as dificuldades comumente enfrentadas pelos estudantes com os conceitos e procedimentos algébricos da Geometria Analítica. A sequência didática proposta conta com quatro aulas de 45 minutos cada e visa explorar outras possibilidades para o ensino de Matemática, aproximando os conhecimentos científicos da disciplina à questão da Reforma Agrária. Por meio de atividades que relacionam conceitos como ponto, reta, segmento de reta, distância entre pontos e áreas de figuras planas ao contexto da Reforma Agrária, a sequência didática busca contribuir para a compreensão desses conteúdos matemáticos pelos estudantes. Já a articulação entre Geometria Analítica com a temática da Reforma Agrária, busca enriquecer o processo de ensino-aprendizagem da Matemática no Ensino Médio por meio da aproximação entre os conhecimentos científicos da disciplina e questões sociais relevantes.
Downloads
Referências
ALMOULOUD, Saddo Ag; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19- REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.6, 2008.
ALMOULOUD, Saddo Ag; SILVA, Maria José da. Engenharia Didática: evolução e diversidade - REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V. 07 n.2, p.22-52, 2012.
DANTE, Luiz Roberto. Matemática: Contexto e aplicações. São Paulo: Ática, v. 3, p. 76, 2010.
DOMINGOS, Cynthia Militão. Ensino e aprendizagem de Geometria Analítica no Ensino Médio: uma experiência com coordenadas e cálculo de distâncias no plano e no espaço. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
FARIA, J. E. S. Ensaio sobre a Profilaxia: um corolário das reflexões sobre a educação matemática e a educação do campo. Caichoeirinha, Fi, 2024.
LEITE, Elvira Carmen Farias Agra; ALMEIDA, Jose Joelson Pimentel de. Dialogando Com Os Registros De Representação Semiótica Nas Aulas De Geometria Analítica. In: Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática. Brasília (DF) On-line, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/a nais/xivenem2022/484432-DIALOGANDO-COM-OS-REGISTROS-DE-REPRES ENTACAO-SEMIOTICA-NAS-AULAS-DE-GEOMETRIA-ANALITICA. Acesso em: 31/08/2023.
LIMA, Joélia Santos De; GITIRANA, Veronica. FRAMEAGAP: Um Framework Para Aprofundamento De Conhecimentos Em Geometria Analítica. In: Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática. Brasília(DF) On-line, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xivenem2022/484390- FRAMEAGAP--UM-FRAMEWORK-PARA-APROFUNDAMENTO-DE-CONHECIMENTOS-EM-GEOMETRIA-ANALITICA. Acesso em: 31/08/2023.
OLIVEIRA, H. D. L. Atividades produtivas do campo no currículo: reflexões a partir da etnomatemática. In: KNIJNIK, G.; WANDERER, G.; OLIVEIRA, C. J. (Org.). Etnomatemática: currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004. p. 305-322.
ROCHA, Ana Beatriz. Lá Vem o Enem: como a Reforma Agrária e a Revolução Verde podem cair na prova. Disponível em: https://g1.globo.com/pb/paraiba/lavem-o-enem/2023/noticia/2023/08/28/como-a-reforma-agraria-e-a-revolucaoverde-podem-cair-na-prova.ghtml. Acesso em: 07/09/2023.