Sobre o livro “Semiose e pensamento humano: registros semióticos e aprendizagem intelectual” de Raymond Duval - estudo hermenêutico da Introdução e Capítulo I
Palavras-chave:
Estudo Hermenêutico, Semiose e Noesis, Aprendizagem matemática, Raymond DuvalResumo
O texto que segue resulta de um estudo hermenêutico da Introdução e do Capítulo I do livro “Sémiosis et pensée humaine. Registres sémiotiques et apprentissage intellectuels” de Raymond publicado em 1995 em francês, e em 2004a na primeira versão em espanhol. O que se pretendeu neste estudo foi depreender os elementos teóricos mais fortemente relacionados à aprendizagem matemática na teoria semiocognitiva de Duval.
Downloads
Referências
CLARK, H. H. e CHASE, W. G. On the process of comparing sentences against pictures. Cognitive Psychology, 3, 1972.
DUVAL, R. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Trad. Méricles T. Moretti. Florianópolis: REVEMAT, v. 7, n. 2, 2012.
DUVAL, R. Diferenças semânticas e coerência matemática. Trad. Méricles T. Moretti. Revemat, v. 7, n. 1, 2012.
DUVAL, R. Gráficos e equações: a articulação de dois registros. Trad. Méricles T. Moretti. Revemat, v. 6, n. 2, 2011.
DUVAL, R. Semiosis y pensamiento humano. Registros semióticos y aprendizajes intelectuales. Trad. RESTREPO, M. V. Santiago de Cali: Universidad del Valle, 2004a.
DUVAL, R. Los problemas fundamentales en el aprendizaje de las matemáticas y las formas superiores en el desarrollo cognitivo. Trad. Myrian V. Restrepo. Santiago de Cali: Merlín I. D., 2004b.
DUVAL, R. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In Aprendizagem em matemática: Registros de representação semiótica. S. D. A. Machado (Org.). Campinas: Papirus, 2003.
DUVAL, R. Sémiosis et pensée humaine. Registres sémiotiques Bern: Peter Lang S. A., 1995.
FREGE, G. Lógica e filosofia da linguagem. Trad. Paulo Alcoforado. São Paulo: Editora Cultrix, 1978.
MORETTI, Méricles T. A noção de conjunto de representação semiótica sistemático e assistemático: perspectivas didáticas. EMSF – UFFS, v. 6, n. 1. Chapecó, 2024.
MORETTI, Méricles T. A translação como recurso no esboço de curvas por meio da interpretação de propriedades figurais. In Aprendizagem em matemática: Registros de representação semiótica. S. D. A. Machado (Org.). Campinas: Papirus, 2003.
MORETTI, Méricles T; BRANDT, C. F.; ALMOULOUD, S. A. Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemática. Quadrante v. 31.1, Lisboa: 2022.
PEIRCE, C. S. Semiótica. Trad. J. T. C. Netto. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.
SAUSSURE, F. Curso de linguística Geral. Trad. A. Chelini, J. P. Paes, I. Blikstein. São Paulo: Ed. Cultrix, 2008.