Educação Matemática e democracia: análise de duas perspectivas críticas
DOI:
https://doi.org/10.37001/recem.v3i4.3681Palavras-chave:
Educação Matemática Crítica, Pedagogia Histórico-Crítica, Democracia, Política, Ideologia da CertezaResumo
O artigo explora as teorias da Educação Matemática Crítica (EMC) e da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) com foco no significado do termo "crítico" presente em seus nomes examinando a dimensão política da Educação Matemática nas duas perspectivas, abordando a marginalidade na educação matemática e a relação entre educação matemática escolar e política, identificando divergências e convergências, especialmente no contexto da democracia e das funções sociais da Educação Matemática. A EMC defende a competência democrática, desenvolvendo uma atitude democrática por meio da educação, enquanto a PHC destaca a luta de classes e a superação da sociedade capitalista. A discussão aborda a contradição entre os argumentos social e pedagógico da democratização na EMC e destaca as divergências estratégicas com a PHC. Por fim, na última seção do artigo é abordada a Ideologia da Certeza (IC) em matemática, destacando a infalibilidade da matemática, seu papel na sociedade tecnológica e o seu potencial de obstruir discussões sobre aplicações matemáticas em problemas sociais. O artigo conclui ressaltando a importância de desafiar a IC e proporcionar aos estudantes um ambiente caótico e rico para questionar as escolhas matemáticas.
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