O percurso do concreto ao abstrato na Educação Matemática: uma ressignificação de acordo com John Dewey
Palavras-chave:
Experiência Educativa. Concreto. Abstrato. Pensamento Concreto, Pensamento Abstrato. Pensamento Reflexivo.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar como os termos concreto e abstrato são concebidos pela filosofia da experiência de John Dewey, contextualizando-os sob a perspectiva da aprendizagem de matemática. Também, como a máxima “partir do concreto ao abstrato” pode ser ressignificada quando se considera uma educação matemática através de uma experiência educativa inteligente. Para tanto, apresentamos como o processo de aprendizagem de matemática pode acontecer através da apreensão de significados matemáticos já aprendidos anteriormente e pela construção de novos significados matemáticos através da mobilização do pensamento reflexivo do estudante, quando engajado na compreensão e resolução de situações problemáticas. Além disso, os conceitos de pensamento concreto e pensamento abstrato são definidos como sendo o pensamento reflexivo mobilizado para alcançar um propósito com fim prático ou puramente intelectual, respectivamente. Concluímos que desenvolver um processo de aprendizagem de matemática que parte do pensamento concreto para alcançar o pensamento abstrato pode desenvolver nos alunos a motivação para construir propósitos puramente intelectuais, despertando neles o gosto pelo conhecimento e a apreciação do que é teórico como belo e possuindo valor estético.
Downloads
Referências
BARBOSA, L. L. S. da. Construção de Significados Matemáticos em Experiências Computacionais Educativas Construcionistas orientadas pelos pensamentos reflexivo e computacional. Tese (Doutorado em Educação Matemática): UNESP – Rio Claro. 2024.
BARBOSA, L. L. S. da. MALTEMPI, M. V. Do pensamento real ao pensamento formal: compreensões sobre a construção do formalismo matemático sob a perspectiva da educação pela experiência de John Dewey. In: IX Encontro Brasiliense de Educação Matemática (EBREM), 2023. Anais[...]. Brasília, Distrito Federal: Universidade de Brasília, 2023a. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1l_nGl7YBKWGctjPDr-7pZbsZYHVt1r8s/view. Acesso em: jan. 2024.
BARBOSA, L. L. S. MALTEMPI, M. V. Experiência Matemática Educativa em ação: explorando micromundo computacional e princípios matéticos. In: III Encontro Paranaense de Tecnologias em Educação Matemática (EPTEM), 2023. Anais[...]. Apucarana: Unespar, 2023b. Disponível em: http://sbemparana.com.br/iiieptem/anais/1594-7676-1-PB.pdf. Acesso em: dez. 2023.
BARBOSA, L. L. S. MALTEMPI, M. V. Educação pela experiência: projetos de programação
entendidos como um propósito em uma experiência matemática educativa. PROMETEICA -
Revista de Filosofia y Ciencias, n. 27, p. 783-792, 2023c.
DEWEY, J. Experiência e educação. Tradução: Anísio Teixeira. 2. ed. São Paulo: Nacional, 1976.
DEWEY, John. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo
educativo, uma reexposição. Nova tradução e notas de Haydée Camargo Campos. 4 ed. São Paulo: Nacional, 1979.