O percurso do concreto ao abstrato na Educação Matemática: uma ressignificação de acordo com John Dewey

Autores

10.37001/recem.v3i1.4331

Palavras-chave:

Experiência Educativa. Concreto. Abstrato. Pensamento Concreto, Pensamento Abstrato. Pensamento Reflexivo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar como os termos concreto e abstrato são concebidos pela filosofia da experiência de John Dewey, contextualizando-os sob a perspectiva da aprendizagem de matemática. Também, como a máxima “partir do concreto ao abstrato” pode ser ressignificada quando se considera uma educação matemática através de uma experiência educativa inteligente. Para tanto, apresentamos como o processo de aprendizagem de matemática pode acontecer através da apreensão de significados matemáticos já aprendidos anteriormente e pela construção de novos significados matemáticos através da mobilização do pensamento reflexivo do estudante, quando engajado na compreensão e resolução de situações problemáticas. Além disso, os conceitos de pensamento concreto e pensamento abstrato são definidos como sendo o pensamento reflexivo mobilizado para alcançar um propósito com fim prático ou puramente intelectual, respectivamente. Concluímos que desenvolver um processo de aprendizagem de matemática que parte do pensamento concreto para alcançar o pensamento abstrato pode desenvolver nos alunos a motivação para construir propósitos puramente intelectuais, despertando neles o gosto pelo conhecimento e a apreciação do que é teórico como belo e possuindo valor estético.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BARBOSA, L. L. S. da. Construção de Significados Matemáticos em Experiências Computacionais Educativas Construcionistas orientadas pelos pensamentos reflexivo e computacional. Tese (Doutorado em Educação Matemática): UNESP – Rio Claro. 2024.

BARBOSA, L. L. S. da. MALTEMPI, M. V. Do pensamento real ao pensamento formal: compreensões sobre a construção do formalismo matemático sob a perspectiva da educação pela experiência de John Dewey. In: IX Encontro Brasiliense de Educação Matemática (EBREM), 2023. Anais[...]. Brasília, Distrito Federal: Universidade de Brasília, 2023a. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1l_nGl7YBKWGctjPDr-7pZbsZYHVt1r8s/view. Acesso em: jan. 2024.

BARBOSA, L. L. S. MALTEMPI, M. V. Experiência Matemática Educativa em ação: explorando micromundo computacional e princípios matéticos. In: III Encontro Paranaense de Tecnologias em Educação Matemática (EPTEM), 2023. Anais[...]. Apucarana: Unespar, 2023b. Disponível em: http://sbemparana.com.br/iiieptem/anais/1594-7676-1-PB.pdf. Acesso em: dez. 2023.

BARBOSA, L. L. S. MALTEMPI, M. V. Educação pela experiência: projetos de programação

entendidos como um propósito em uma experiência matemática educativa. PROMETEICA -

Revista de Filosofia y Ciencias, n. 27, p. 783-792, 2023c.

DEWEY, J. Experiência e educação. Tradução: Anísio Teixeira. 2. ed. São Paulo: Nacional, 1976.

DEWEY, John. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo

educativo, uma reexposição. Nova tradução e notas de Haydée Camargo Campos. 4 ed. São Paulo: Nacional, 1979.

Downloads

Publicado

2024-10-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O percurso do concreto ao abstrato na Educação Matemática: uma ressignificação de acordo com John Dewey: . Revista Catarinense de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 1–14, 2024. DOI: 10.37001/recem.v3i1.4331. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/recem/article/view/4331. Acesso em: 22 mar. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 18

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.