Exploração de tópicos de geometria do 6º ano do Ensino Fundamental por meio de um livro digital que utiliza recursos da plataforma Khan Academy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/recem.v3i1.4303

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Geometria, Khan Academy, Plataforma Adaptiva

Resumo

Neste artigo, é apresentada parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o potencial didático de um livro digital, que utiliza recursos da plataforma Khan Academy para o processo de ensino e aprendizagem de geometria no 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se baseou, sobretudo, na Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Duval, que considera as diferentes representações envolvidas na construção do conhecimento geométrico, permitindo aos estudantes um entendimento mais profundo e flexível da Geometria. Para a parte experimental, utilizou-se a metodologia baseada em intervenção pedagógica. O Livro Digital foi experimentado de forma presencial com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e a análise dos resultados mostrou que ele pode contribuir para o desenvolvimento das apreensões perceptiva, discursiva, sequencial e operatória por parte dos estudantes.

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Biografia do Autor

Jorge Cássio Costa Nóbriga, Universidade Federal de Santa Catarina

É licenciado em Matemática pela UnB, mestre em Ensino das Ciências pela UFRPE e doutor em Educação com ênfase em Tecnologia pela UnB. Bolsista da CAPES pelo programa Ciências sem Fronteira com estágio doutoral na Universidade de Lisboa. Possui grande experiência na área de Educação Matemática, sobretudo nas linhas de pesquisa relacionadas com Informática Educativa, Formação de Professores, EaD, Gamificação e Avaliação. Tem trabalhado com formação de professores de matemática na graduação e pós-graduação. Ministrou diversos cursos de formação continuada e especialização para professores: cursos de Cabri-Géomètre, GeoGebra, Moodle, GESTAR, metodologias diferenciadas, etc. Autor de capítulo do livro "Gamificação como estratégia educativa". Colaborador do Instituto Internacional do GeoGebra. Professor adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM-FURB).

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Publicado

2024-09-12

Como Citar

VIEIRA DA ROSA, Y. C.; NÓBRIGA, J. C. C. . Exploração de tópicos de geometria do 6º ano do Ensino Fundamental por meio de um livro digital que utiliza recursos da plataforma Khan Academy. Revista Catarinense de Educação Matemática, v. 3, n. 1, p. 1-23, 12 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos