O percurso do concreto ao abstrato na Educação Matemática: uma ressignificação de acordo com John Dewey

Autores

10.37001/recem.v3i1.4331

Palavras-chave:

Experiência Educativa. Concreto. Abstrato. Pensamento Concreto, Pensamento Abstrato. Pensamento Reflexivo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar como os termos concreto e abstrato são concebidos pela filosofia da experiência de John Dewey, contextualizando-os sob a perspectiva da aprendizagem de matemática. Também, como a máxima “partir do concreto ao abstrato” pode ser ressignificada quando se considera uma educação matemática através de uma experiência educativa inteligente. Para tanto, apresentamos como o processo de aprendizagem de matemática pode acontecer através da apreensão de significados matemáticos já aprendidos anteriormente e pela construção de novos significados matemáticos através da mobilização do pensamento reflexivo do estudante, quando engajado na compreensão e resolução de situações problemáticas. Além disso, os conceitos de pensamento concreto e pensamento abstrato são definidos como sendo o pensamento reflexivo mobilizado para alcançar um propósito com fim prático ou puramente intelectual, respectivamente. Concluímos que desenvolver um processo de aprendizagem de matemática que parte do pensamento concreto para alcançar o pensamento abstrato pode desenvolver nos alunos a motivação para construir propósitos puramente intelectuais, despertando neles o gosto pelo conhecimento e a apreciação do que é teórico como belo e possuindo valor estético.

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Referências

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Publicado

2024-10-17

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Artigos

Como Citar

O percurso do concreto ao abstrato na Educação Matemática: uma ressignificação de acordo com John Dewey: . Revista Catarinense de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 1–14, 2024. DOI: 10.37001/recem.v3i1.4331. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/recem/article/view/4331. Acesso em: 30 maio. 2025.

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